Em 1993 chegava a Campos dos Goytacazes, precisamente na Praia do Farol de São Thomé, Nelson Ferreira Lopes Sobrinho, ou simplesmente, Nelson Príncipe Negro.
O cantor é um dos nomes mais aclamado no carnaval da praia campista
O cantor é um dos nomes mais aclamado no carnaval da praia campista
Nelson Príncipe Negro |
Surgia com seu apelido imponente no verão de sol escaldante em cima de um enorme trio elétrico, no batuque contagiante da Banda Frutos Tropicais. Nelson Príncipe Negro fazia subir a adrenalina e, consequentemente, conquistava inúmeros fãs puxando o trio com seu grito contagiante: - Alô juventudeee!
Nelson traduz o verão do Farol da seguinte maneira: “Eu entendo que Farol é a extensão da Bahia. As pessoas se identificam com a música baiana e comigo. A galera espera muito de mim e eu do Farol. A gente toca em outras praias e em toda a região, mas, fiquei marcado como cantor de trio elétrico no Farol. Foi o primeiro lugar que conheci e toquei no Rio de Janeiro, em 1993, com a Banda Frutos Tropicais. Nessa época trabalhávamos muito, eu passava por Campos e voltava para a Bahia”.
![]() |
Divulgação |
Em 1996, Nelson decidiu se instalar definitivamente em Campos, tamanho o sucesso na região. Seria impossível ir embora e deixar para trás a legião de fãs que já havia conquistado. “Vim e tive a ajuda de muitos amigos até conseguir compor uma banda”. Nascia então, a Banda Sedução e seus primeiros sucessos. “Foi o ponto alto da minha carreira, gravamos as músicas ‘Zumbi’ e ‘Paz, Amor e Alegria’, com as quais lotamos clubes, praças da região e, principalmente, os trios elétricos do Farol”, lembra.
Como Surgiu o Apelido ‘Príncipe Negro’
Nelson diz ter ganhado esse título em Minas Gerais, na cidade de Nanuque, onde cantou por muito tempo. Quando chegou a Campos, se apresentou na praia do Farol de São Thomé com este apelido e o público sempre muito grande e receptivo logo se familiarizou, esperando sempre pelos shows do Príncipe Negro.
A Consagração
Depois de se consagrar na região, Nelson foi convidado para integrar a Banda Hu Gererê, o que aconteceu dia 03 de abril de 2002 quando Beto Jamaica (ex-vocalista do É o Tchan), teve a ideia de lançar uma banda que voltasse a lembrar os antigos sucessos do Gera Samba, então, chamou Rikinho que na época era seu guitarrista, para que ele tomasse à frente neste novo projeto, a Banda Hu Gererê.
No dia 24 de abril de 2002, a banda começou os seus ensaios para o entrosamento dos músicos, fazendo com que Nelson voltasse a Salvador, na Bahia, levando um mês de dedicação total ao projeto, o que fez com que todos os objetivos traçados por Beto Jamaica fossem alcançados e realizados com sucesso.
O primeiro show da banda foi realizado na casa de show Mamagaia, em Salvador, Bahia, no dia 9 de junho de 2002, superando as expectativas em relação ao público. Daí em diante, a banda não parou mais, fazendo muitos shows pelo Brasil afora.
A banda deslanchou com os sucessos: Relaxa, Borboletinha, Samba de Roda, Saravá, Mascarada, Sapinho, entre outras. “Havia uma parceria muito forte com os componentes da Hu Gererê", diz Nelson.
Desde quando chegou a Campos com a Banda Frutos Tropicais, partiu para outras experiências que classifica como todas altamente positivas: Banda Quatro Estações, Banda Sedução, Banda do Bem, Banda Revelação e Hu Gererê.
O cantor é um dos nomes mais aclamado no carnaval da praia campista e lidera os posts, quando o assunto é trio elétrico, nas redes sociais.
O cantor é um dos nomes mais aclamado no carnaval da praia campista e lidera os posts, quando o assunto é trio elétrico, nas redes sociais.
Em carreira solo, seu grito 'Alô Juventude', continua ecoando por onde passa, arrastando multidão e uma nova geração de fãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário